Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Gerador de nitrogênio da Atlas Copco ajuda a reduzir custos operacionais na Sinituote

Gerador de nitrogênio da Atlas Copco ajuda a reduzir custos operacionais na Sinituote

2014-02-25

Wilrijk, Bélgica, fevereiro de 2014. Parte do Grupo Finlandês SINI, a Sinituote Oy fornece uma série de produtos para limpeza e cuidados com o vestuário sob a marca SINI. Em janeiro, a Sinituote instalou um gerador de nitrogênio NGP 9 da Atlas Copco em sua usina de produção em Kokemäki, eliminando assim o uso de gás nitrogênio engarrafado. “A comparação entre o preço do gás alugado e o preço do gás produzido no local teve um grande impacto em nossa decisão,” disse Foreman Jarkko Heino.

Produtos Sinituote para limpeza e cuidados com o vestuário


O gerador de nitrogênio NGP da Atlas Copco é usado para produzir o nitrogênio necessário para a fabricação de produtos plásticos. Por que a Sinituote fez a troca e deixou de utilizar gás nitrogênio engarrafado?

Benefícios diversos
De acordo com Heino, tendo em conta a quantidade de gás usado na produção, foi um investimento sensato. “Outro benefício considerado foi a eliminação de paradas na produção. Como as máquinas de moldagem de plástico permanecem em produção 24 horas por dia, 7 dias por semana, ficar sem gás poderia levar a uma parada de mais de 24 horas, especialmente no caso dessa parada acontecer na noite anterior a uma entrega. Além disso, vimos uma oportunidade de economizar dinheiro em matéria prima e atingir tempos de ciclo maiores na produção.”

A Sinituote trabalhou anteriormente com gás engarrafado porque o nitrogênio só era necessário na fabricação de um produto. “Porém,” diz Heino, “temos realizado execuções de teste por algum tempo e, agora que temos gás 'gratuito', pretendemos usar nosso próprio gás para produtos futuros.”

Geração de gás no local com custo reduzido
Baseado em uma tecnologia comprovada simples, confiável e durável, os geradores de nitrogênio NGP da Atlas Copco oferecem meios de geração de gás no local com custo reduzido. A tecnologia Pressure Swing Adsorption é usada para isolar as moléculas de nitrogênio de outras moléculas no ar comprimido. Oxigênio, CO2, vapor de água e outros gases são adsorvidos. O resultado é um nitrogênio praticamente puro na saída do gerador. A Série NGP é usada em uma série de indústrias, incluindo alimentos e bebida, processamento de metal e eletrônicos.

A parceria da Sinituote com a Atlas Copco começou em 2003 quando o compressor GA 50 VSD FF-13 atual foi instalado na fábrica de Kokemäki e operado de forma satisfatória. As experiências da empresa com o novo gerador de nitrogênio da Atlas Copco são igualmente positivas.

Jarkko Heino, Sinituote (esquerda), e Janne Sillanpää, Atlas Copco (direita)


Planejamento de produção mais fácil 
A Sinituote diz que, apesar do gerador estar em operação há pouco tempo, até agora a operação do equipamento e o serviço fornecido pela Atlas Copco tem sido excelentes. A solução do gerador de nitrogênio tornou o planejamento de produção mais fácil, uma vez que agora o gás está sempre disponível. Manusear garrafas de gás vazias e pedir novas não é mais um problema e as sequências de produção podem ser planejadas para ciclos maiores. 

As principais unidades de negócio do Grupo SINI são a Sinituote Oy na Finlândia e Rörets Industrier na Suécia. As principais marcas do Grupo são SINI, Lundia, Maria, Rörets, Savu, e Kungs.

Veja o link para o microsite de nitrogênio da Atlas Copco

Para obter mais informações, entre em contato com:


A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. A área de negócios possui uma rede de serviços globais e inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.