Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / A tecnologia de compressor da Atlas Copco fornece ar comprimido sem óleo para produção de garrafas PET

A tecnologia de compressor da Atlas Copco fornece ar comprimido sem óleo para produção de garrafas PET

2014-02-04

Wilrijk, Bélgica, Fevereiro de 2014. A Schwarzwald-Sprudel, em Wildberg, na Alemanha, produz e usa ar comprimido de um modo particularmente eficiente graças a uma estação de ar comprimido fornecida pela Atlas Copco. Os compressores também são conectados a sistema de recuperação de calor, reduzindo ainda mais os custos de eletricidade.

Linha PET na Schwarzwaldsprudel


Pré-formas feitas de tereftalato de polietileno, mais conhecido como o PET, são sopradas em garrafas de bebidas utilizando o método de moldagem por sopro de estiramento, o que requer uma grande quantidade de ar comprimido e um elevado nível de pressão. O fornecimento de ar comprimido na Schwarzwald-Sprudel em Wildberg é baseado em três compressores de parafuso ZR, dois dos quais são equipados com regulação de velocidade (VSD — Variable Speed Drive [Acionamento de Velocidade Variável]), bem como com dois boosters de velocidade regulada. Estes componentes fornecem as duas linhas de engarrafamento com ar comprimido. A escala do sistema é ilustrada pelo fato de que não há quase 1.000 kW de potência instalada - mesmo que as máquinas não estejam funcionando todas ao mesmo tempo. 

Ar comprimido isento de óleo garantido

Instalação do compressor na Schwarzwaldsprudel


O ar comprimido para o processo de moldagem por sopro com estiramento é, primeiro, comprimido a cerca de 8,5 bar por um compressor de parafuso, antes de ser comprimido ainda mais a 29 bar por um dos boosters. Todos os componentes usados na produção de ar comprimido operam completamente sem óleo — por exemplo, os compressores de pistão de booster DN 160 e os compressores de parafuso ZR fornecem ar isento de óleo de acordo com a ISO 8573-1 CLASSE 0 (2010). Um sistema ES 130 de economia de energia controla completamente o sistema de ar comprimido, de tal forma que os compressores são executados o mais próximo possível de seu ponto de funcionamento ótimo, em especial, os compressores de velocidade regulada. "Configuramos o sistema de tal forma que, durante seis meses no ano, durante o inverno, é principalmente o novo ZR 250 VSD-FF com recuperação de calor que está em funcionamento - desse modo, conseguimos reutilizar o máximo de calor possível para as tarefas de aquecimento," enfatiza Bernhard Griesau, Gerente de Unidade. Além da abreviatura VSD para regulação de velocidade, o FF (Full Feature, Recurso Completo) no nome do compressor significa uma série de equipamentos de fábrica que inclui todos os componentes principais para o tratamento do ar comprimido até a recuperação de calor, o que quer dizer que a conexão não poderia ser mais simples.

Gerenciamento de energia sustentável com recuperação de calor

Bernhard Griesau, Gerente de Unidade na Schwarzwaldsprudel, Alemanha


A recuperação de calor faz parte de uma estratégia de gerenciamento de energia sustentável. A ideia geral é a de que a potência absorvida pelo compressor durante a compressão é convertida em calor. Este calor pode ser quase totalmente recuperado e usado para aquecer água. "Nós usamos este método principalmente para dar suporte ao aquecimento nas salas e, em menor grau, para aquecer a água do processo," continua Griesau. Quando se trata da manutenção do sistema de produção de ar comprimido, a Schwarzwald-Sprudel confia no contrato de manutenção premium da Atlas Copco. Além das inspeções e da manutenção necessária, o contrato também compreende o reparo gratuito de qualquer dano que ocorrer, incluindo uma revisão geral completa.

A Schwarzwald-Sprudel

foi fundada em 1950 em Tannenhof, em Bad Griesbach, sede da empresa atual. No início de 2007, a Edeka Südwest, de Offenburg, Alemanha, assumiu a matriz em Bad Griesbach e integrou, na primavera, a Schwarzwald em Wildberg, fundada como a rama Wildberg em 2002. A fábrica emprega atualmente 60 pessoas em duas linhas de engarrafamento, abastecendo cerca de 160 milhões de garrafas PET por ano - com volumes de 0,5; 0,75 e 1,5 l. Schwarzwald sprudel

Para obter mais informações, entre em contato com:

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido. Ela tem uma rede de serviço global. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).