Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Compressores da Atlas Copco têm um papel fundamental em mina de carvão no Sul do País de Gales

Compressores da Atlas Copco têm um papel fundamental em mina de carvão no Sul do País de Gales

2014-01-27

Wilrijk, Bélgica, janeiro de 2014. Os compressores da Atlas Copco estão fornecendo suprimento essencial de ar comprimido para as operações de extração de carvão da Unity Mine no Neath Valley. A decisão de substituir os compressores movidos a diesel por compressores de parafuso elétricos GA da Atlas Copco tem gerado vantagens significativas em termos de eficiência do processo, uso da energia e redução do impacto ambiental.

A mina, que foi reaberta em 2008, está agora em vias de passar para produção total com capacidade para produzir até um milhão de toneladas de carvão por ano. Ela foi contratada para fornecer combustível para grandes empresas industriais, como a Usina Elétrica de Aberthaw, alimentada a carvão, localizada nas proximidades. 

A operação Cwmgrwach da Unity Mine é uma mina de galeria, ou seja, onde os mineradores podem andar em vez de serem transportados através de um sistema de eixo de mina vertical, como usado em outros locais de mineração profunda. Na mina, o acesso aos veios de carvão é feito através de túneis inclinados no solo. Ela foi a primeira a ser aberta no País de Gales desde a mina de carvão Betws em Ammanford em 1974 e está preparada para tirar proveito de um mercado no qual o volume cada vez maior de carvão importado, associado aos aumentos de preço e demanda no mundo todo motivados principalmente por economias em rápido crescimento como a China e a Índia, faz com que locais no próprio país, que antes não eram interessantes do ponto de vista econômico, se tornem novamente comercialmente viáveis.

Equipamentos exigem suprimento confiável de ar comprimido

GA 110 VSD FF

Unity Mine - Instalação de compressor


Após a reabertura da mina, o foco em gerenciamento da empresa estava na confiabilidade e eficiência do equipamento de produção. O Diretor de Projetos e Aquisição da Unity Mine, Duncan Kilbride, explica: “O plano inicial dos trabalhos na mina era baseado nos métodos de extração de "câmaras e pilares" que empregam uma unidade mineradora contínua e garantem o trabalho com atirantamento de teto, diferentemente de estradas arqueadas. Tudo isso requer equipamentos pneumáticos alimentados por um suprimento contínuo de ar comprimido. Também operamos bombas permanentemente para remoção da água.”

O ar para essas operações era fornecido originalmente por vários compressores pequenos a diesel alugados, mas havia uma preocupação cada vez maior em relação à confiabilidade mecânica desses equipamentos e os riscos de uma interrupção no fornecimento regular de diesel. Esse problema de dependência, associado aos custos cada vez maiores de locação e de combustível, deixou claro que a substituição por compressores mais econômicos e mais eficientes do ponto de vista energético era fundamental.

Novos compressores reduzem drasticamente os custos com energia

“Nós solicitamos propostas para o sistema e a Atlas Copco ganhou com uma solução completa para a instalação de compressores, unidades de filtragem, controlador e alojamento dos compressores. Ela venceu por ser uma empresa líder especialista no mundo todo oferecendo operações de longo prazo em uma ampla variedade de pacotes mais adequados às nossas necessidades dentro do prazo exigido além de uma organização de suporte contínuo”, afirmou Duncan Kilbride.

Dois compressores de parafuso de acionamento de velocidade variável GA110 completos lubrificados e refrigerados a água foram instalados juntamente com uma máquina de velocidade fixa. Foi calculado que será possível obter uma economia de energia de aproximadamente 13.000 libras esterlinas por ano, além de economias significativas em custos de locação de equipamentos. Essas unidades de compressor da Atlas Copco fornecem carga de base e ar de pico de reserva de 7 bar ao equipamento de perfuração e de atirantamento de teto e às bombas de água. As estimativas geológicas atuais são de que existem reservas de 90 milhões de toneladas de carvão que serão extraídas do complexo da mina Cwmgwrach nos próximos 25 anos.

Para obter mais informações, entre em contato com:

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. Tem uma rede de atendimento global e oferece serviços de locação especializados. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China e Índia.

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).