Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / As soluções de filtragem da Atlas Copco ajudam a transformar os resíduos de Nottingham em energia

As soluções de filtragem da Atlas Copco ajudam a transformar os resíduos de Nottingham em energia

2014-01-15

Wilrijk, Bélgica, janeiro de 2014. A FCC Environment, uma das principais empresas de gerenciamento de reciclagem e resíduos do Reino Unido, está usando o mais recente compressor e soluções de filtragem de eficiência energética da Atlas Copco para ajudar a transformar lixo em energia em seu local de processamento de resíduos de Nottingham.

GA 90 VSD
A energia das instalações de processamento de resíduos comerciais e domésticos da empresa em Nottingham produz calor e vapor para gerar energia sem o uso de combustíveis fósseis. Desde sua inauguração, há 39 anos, a empresa reduziu em 5 milhões de toneladas a quantidade de resíduos de Nottinghamshire que é levada para aterros sanitários.

Compressores GA 90 para grande economia de energia
A instalação da FCC precisa de ar comprimido de qualidade para um número de aplicações de processo pelo equipamento de monitorização de emissões para a pulsação de sacos de filtração utilizados nos estágios do tratamento do gás de combustão da operação. A qualidade do ar é extremamente importante, uma vez que qualquer contaminação no fornecimento de ar afeta a instrumentação, que é vital para o monitoramento de gases de combustão e o risco de não cumprimento com as estipulações da Licença Ambiental da empresa. Esta exigência de padrões de alta qualidade é a principal razão de a FCC ter se dirigido à Atlas Copco para atender suas necessidades de ar comprimido. O equipamento instalado no local inclui dois compressores de parafuso GA 90 - um de velocidade fixa e outro uma máquina VSD, (capazes de combinar a saída para a demanda do usuário para uma ótima economia de energia). O sistema foi ampliado com três receptores de ar verticais, e, para assegurar ar seco de primeira classe, no ponto de utilização, três secadores dessecantivos BD com um ponto de orvalho garantido de -70 °C. Estes foram então instalados e conectados a mais de filtros de partículas e coalescedores da Atlas Copco. A proteção do ambiente também foi assegurada com o sistema de gerenciamento condensado de EWD da instalação, que impede qualquer possibilidade de contaminação da drenagem.

Queda de pressão mais baixa graças à mais recente tecnologia de filtro 
Quando a equipe da Atlas Copco inspecionou o local de instalação, eles encontraram uma grande quantidade de tubulação externa entre o local dos compressores e os vários pontos de utilização em toda a unidade de produção, por isso era essencial que a queda de pressão dentro da rede de ar tivesse de ser mantida no mínimo. A FCC foi um dos primeiros clientes de compressor a ter as novas unidades da linha de filtro da marca Atlas Copco instaladas. O projeto destes filtros inovadores significa uma queda de pressão de apenas metade do que a associada aos filtros de coalescedores convencionais ou de partículas. Isso se traduz em significativa economia de energia. Alan Burkill, engenheiro de vendas da Atlas Copco, o principal contato no projeto da FCC descreve os principais benefícios a ser obtidos a partir do sistema de ar comprimido: “Quando nos sentamos para discutir os requisitos potenciais, os custos do ciclo de vida e a eficiência energética estavam na mente de todos. Nossa proposta foi uma solução que entregasse o menor custo de ciclo de vida para nosso cliente, e a filtragem eficiente de energia era uma parte integrante e indispensável da instalação.”

Adaptando-se perfeitamente às exigências do cliente
A unidade de Eastcroft da FCC gera o vapor usado por muitos edifícios públicos em Nottingham, como o Centro Nacional de Gelo. Além disso, ele mantém 5.000 famílias aquecidas, mantendo o clima um pouco mais frio. A Atlas Copco foi vista para estar em sintonia em um esforço para se certificar de que nenhuma energia será desperdiçada. Pela perspectiva de Philip Eyre, Gerente de Manutenção da FCC Environment, todo o sistema é um ajuste perfeito com o ethos da FCC: “Conheço a Atlas Copco há mais de 23 anos e sempre tive um serviço de boa qualidade deles em todos os aspectos. A qualidade de seus produtos definitivamente se encaixa com o que a FFC requer nesta instalação.”

Para obter mais informações, entre em contato com:


A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873 e sediada em Estocolmo, na Suécia, a empresa está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.