Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / A Henkel economiza energia com as soluções de ar comprimido da Atlas Copco para a produção segura eficiente

A Henkel economiza energia com as soluções de ar comprimido da Atlas Copco para a produção segura eficiente

2014-01-07

Wilrijk, Bélgica, janeiro de 2014. A Henkel Central Eastern Europe (CEE), em Viena, economizou energia em sua moderna unidade de produção de detergentes para roupa, estabelecendo três redes de ar alimentadas pelos compressores da Atlas Copco com diferentes pressões de operação para aplicações diversas em todas as instalações de suas fábricas.

Compressores de alimentação de ar em três redes de ar diferentes

da esquerda para a direita: Franz Kriz, da Atlas Copco; Christian Weiser e Hannes Dengg, da Henkel Áustria


A Henkel CEE, sediada em Viena, Áustria, é uma das mais bem-sucedidas empresas de produtos de marca no leste da Europa. Viena é também o lar de uma das mais modernas instalações de produção de detergentes, com foco na produção de detergentes líquidos. Cerca de 230 mil toneladas de detergente são produzidas a cada ano, o que significa uma alta demanda correspondente de ar comprimido para a fábrica em Viena. A unidade de produção é operada com muitos compressores de parafuso de injeção a óleo, como o GA 160 com VSD (Variable Speed Drive, acionamento de velocidade variável), bem como os compressores de parafuso ZA/ZR de Classe 0 de baixa pressão isentos de óleo. Em toda a unidade, a demanda de ar comprimido varia conforme a aplicação. Para carregar e descarregar caminhões-tanque, é necessário uma rede de baixa pressão de 3 bar. O ar de controle para levar às unidades nas instalações da fábrica requer 7 bar de pressão, e uma pressão de operação de 11 bar é usada para a área de produção das unidades de moldagem por sopro de estiramento, onde as garrafas PET são feitas. Devido a isso, a Henkel decidiu criar três redes de ar comprimido, com diferentes pressões de operação para atingir eficiência de custo e economia de energia.

Certificação Classe 0 significa risco zero de contaminação do óleo

“Operar em toda a rede utilizando 11 bar significaria desperdício de energia, pois cada redução de 1-bar leva a uma economia de energia de 7 por cento,” explica Di Hannes Dengg, diretor técnico da Henkel CEE em Viena. Os projetos inovadores da Atlas Copco para as linhas de compressores GA e ZA/ZR tem um acionamento de velocidade variável, o que reduz ainda mais os custos de energia em até 35 por cento, em média, ajustando automaticamente o suprimento de ar para atender a demanda. Na unidade de Viena, as saídas de acionamento variam entre 75 e 315 kW respectivamente. Além disso, quando os compressores de velocidade controlada são usados nos meses de inverno, o calor residual dos compressores refrigerados a ar é usado para aquecer o rack alto, uma prova do compromisso da Henkel com a sustentabilidade. Os secadores de absorção de ar frio e os filtros de ar comprimido garantem uma produção limpa e segura. Isso é importante na produção de detergentes para roupa, e a classe 0 de certificação dos compressores ZA/ZR significa risco zero de contaminação por óleo para os produtos da Henkel. 

Participantes globais são parceiros preferenciais

A produção não está restrita à unidade de Viena. A Henkel também tem fábricas em países da Europa Central e Oriental, incluindo a Turquia, a Sérvia, a Hungria e a Polônia. “Com unidades de produção em diferentes países, é importante trabalhar com um parceiro de confiança que fornece suprimentos confiáveis ​​e nos apoia com o desenvolvimento geral do projeto. Atlas Copco é um participante global no campo da tecnologia de ar comprimido e garante consultoria e serviços no local, com a sua presença em todo o mundo,” explica Christian Weiser, chefe de produção de líquidos na Henkel CEE. 

Sobre a Henkel CEE

A Henkel CEE, sediada em Viena, Áustria, é uma das mais bem-sucedidas empresas de produtos de marca no leste da Europa. A Henkel CEE é a líder do mercado de produtos de cuidados com o cabelo e em tecnologias de adesivos e de superfície na região. Em detergentes e produtos de limpeza domésticos, a Henkel CEE detém uma posição de liderança. A empresa opera em 32 países da Europa Central e Oriental, bem como na Ásia Central. Em 2012, a empresa tinha aproximadamente 9.000 funcionários e registrou vendas de 3,024 bilhões de euros. 

Para obter mais informações, entre em contato com:


A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia. 

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).