Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / A tecnologia de Acionamento de Velocidade Variável da Atlas Copco ajuda produtores de aromas e fragrâncias a alcançar grandes economias de energia.

A tecnologia de Acionamento de Velocidade Variável da Atlas Copco ajuda produtores de aromas e fragrâncias a alcançar grandes economias de energia.

2013-11-21

Wilrijk, Bélgica, novembro de 2013. Escolher compressores com a tecnologia VSD da Atlas Copco auxiliou a International Flavours & Fragrances (IFF), uma líder mundial na fabricação de aromas e fragrâncias para produtos de consumo, a alcançar grandes economias de energia em sua fábrica de Haverhill, Suffolk.

ZT160VSDFF com Mark5
A unidade é uma das várias fábricas da IFF que produzem aromas e fragrâncias utilizados em produtos como bebidas, doces, laticínios, produtos salgados e também, perfumes finos, produtos de beleza, detergentes e produtos domésticos. A fábrica de Haverhill sofreu recentemente uma expansão significativa. Grande parte do crescimento deveu-se à modernização do sistema de ar comprimido da Atlas Copco na fábrica.

A IFF é cliente de longa data dos compressores da Atlas Copco que, antes do programa de expansão, instalou os compressores ZT3A isentos de óleo com velocidade fixa, juntamente com o compressor ZT290, por meio de um contrato de serviço no local. Os compressores fornecem ar 100% isento de óleo para a instrumentação do processo, a operação de válvulas pneumáticas para transferência de pó e transporte de produtos entre as fábricas. 

O registro de desempenho dos compressores, realizado antes da expansão, destacou o fato de que economias de energia significativas poderiam ser alcançadas com a instalação de um único compressor com acionamento de velocidade variável para substituir as duas unidades existentes. O ZT160VSD foi escolhido por sua capacidade de combinar a saída de ar comprimido para demandas em ciclos de produção de cargas máximas variáveis ou de cargas variáveis e seus amplos ranges de vazão. Esse único compressor pode fornecer todo o ar para o local, ao passo que o antigo ZT3A foi mantido como uma unidade de reserva.

O design 100% isento de óleo das máquinas Z é fundamental para eliminar risco mínimo de contaminação em um ambiente de produção sensível. A máquina ZT160VSD foi fornecida à IFF por meio de um contrato de arrendamento de Plano de Investimentos e Serviços (SIP) que inclui a prestação de serviços de Responsabilidade Integral. Nem todos os usuários de ar comprimido são capazes de realizar os grandes investimentos de capital necessários para aproveitar as vantagens das inovações tecnológicas mais recentes de combinar suas necessidades atuais e futuras. O SIP para os compressores da Atlas Copco está vinculado a seus contratos de serviço, prevê auditorias gratuitas no local, fornece novos compressores energicamente eficientes mediante novos contratos de arrendamento e não exige investimentos de capital.

O gerente de Engenharia, Matt Borrill comentou: “Calculamos que no ano passado economizamos £10.000 em nossas contas de energia e reduzimos significativamente nossas emissões de carbono. Isso é uma prova de que a Atlas Copco está cuidando de nossos interesses por meio de seu Plano de Responsabilidade Integral. O plano faz jus ao nome. Recebemos auditorias iTrak regularmente para monitorar nossa utilização de ar comprimido e isso nos traz tranquilidade. Além disso, recebemos cobertura completa da unidade, incluindo sistemas de aerodinâmica, de motor, elétrico e eletrônico, resfriadores, etc, com custos fixos anuais para o período acordado. Isso significa que os técnicos da Atlas Copco nos proporciona uma manutenção periódica, melhorias de engenharia e reparos e revisões de máquinas, se necessário.”

Ele afirmou ainda que as duas empresas são muito parecidas: “Nós valorizamos nossas credenciais ambientais e colocamos em prática técnicas de fabricação limpas em nossos processos de produção. Além disso, a característica de redução de ruídos do novo compressor ZT é um recurso bem-vindo tendo em vista a proximidade da fábrica de imóveis residenciais. ”

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.