Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / O equipamento Atlas Copco exerce um papel crucial no sistema de recuperação de energia em um fabricante de semicondutores

O equipamento Atlas Copco exerce um papel crucial no sistema de recuperação de energia em um fabricante de semicondutores

2013-10-28

Wilrijk, Bélgica, outubro de 2013. Cinco compressores rotativos de parafusos resfriados a água estão proporcionando à fabricante Nanium SA ar confiável e de alta qualidade, ao passo que o sistema de recuperação de calor ER900 da Atlas Copco permite que a empresa reduza substancialmente as emissões de CO2 e consiga uma economia de energia excepcional.

ZR 315 VSD
A Atlas Copco e a Nanium SA, uma fabricante de semicondutores em Vila do Conde, Portugal, firmaram uma parceria de sucesso com foco na produtividade sustentável por 16 anos. Desde o início, a Nanium escolheu os compressores isentos de óleo da Atlas Copco combinados com sistemas de secagem e filtragem para obter um ar de alta qualidade. Carlos Costa, diretor de gestão de infraestrutura da Nanium acrescenta, “A Atlas Copco possui uma ótima experiência em instalações para indústrias de semicondutores com exigências extremamente elevadas em termos de confiabilidade e qualidade de ar.”

A Nanium possui atualmente cinco compressores rotativos de parafusos isentos de óleo e resfriados a água instalados em sua unidade - três ZR 300s, um ZR 315 VSD com acionamento de velocidade variável (VSD) e um ZR 400. Ar comprimido é utilizado quase que inteiramente em salas limpas e em contato direto com produtos em fabricação. Portanto, cada um deles é utilizado em combinação com um secador dessecante de ar com purga de soprador aquecido, ou secador BD, para obter um ponto de orvalho de alta qualidade (PDP < -40C). A Nanium também não requer óleo e exige uma baixa quantidade de partículas para cumprir o rígido padrão ISO 8573 Classe 0.

A empresa também escolhe os compressores da Atlas Copco para auxiliar a aprimorar o consumo de energia na instalação. “A escolha baseou-se na possibilidade de termos equipamentos funcionamento com carga total, já que o compressor de velocidade variável permite que você adapte a produção de ar comprimido ao consumo das instalações, garantindo sempre altos níveis de eficiência da energia e excelentes condições de trabalho para os compressores,” Costa assinala.

Além dos cinco compressores, a Nanium adquiriu recentemente uma unidade do ER 900 da Atlas Copco - um sistema de gestão de água aquecida para recuperação de calor em compressores isentos de óleo e resfriados a água.
O ER 900 recupera o calor dos compressores na forma de água aquecida. A fim de satisfazer as necessidades da Nanium, a Atlas Copco mudou o compressor da empresa para liberar sua água de resfriamento a cerca de 80°C. Essa água aquecida é bombeada para um trocador de calor, cujo circuito elétrico secundário circula e devolve a água à caldeira. Como resultado, a entrada de Gás de energia primária é drasticamente reduzida.

“Isso nos possibilita praticamente parar de utilizar queimadores de gás em nossas caldeiras, o que resultou em uma enorme redução de emissão de CO2, bem como na conta de energia,” afirmou Costa. Isso, por sua vez, reduziu o consumo de gás natural da instalação em até 90%. Além disso, a energia consumida pelos compressores também é mais barata devido ao seu papel no sistema de recuperação de calor.

A parceria entre essas duas empresas não se baseia apenas em equipamentos, mas também inclui serviços de manutenção dos equipamentos da Atlas Copco, fato que, segundo Costa, é responsável por manter seus "compressores trabalhando por 15 anos, 24 horas por dia sem grandes problemas e com considerável economia".

Com uma capacidade de produção de ar comprimido que excede as necessidades atuais, a Nanium não espera um aumento na capacidade instalada para o futuro próximo. Entretanto, Carlos Costa salienta que o nível de satisfação da Nanium está relacionado à parceria com a Atlas Copco.“Sem dúvida, eu recomendaria a utilização dos equipamentos da Atlas Copco.”

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).

A Oil-free Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco que desenvolve, fabrica e comercializa compressores de ar e gás com injeção de óleo e isentos de óleo associados a sistemas de tratamento de ar e gás. A divisão se concentra em soluções sustentáveis para todos os setores onde a qualidade do gás é essencial para os processos de produção. A sede da divisão está localizada em Xangai, na China, e os centros de produção se encontram em Antuérpia, na Bélgica; Wuxi, na China; Pune, na Índia e em São Paulo, no Brasil.