Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Compressor GA18 da Atlas Copco proporciona ar de qualidade para equipamentos sensíveis

Compressor GA18 da Atlas Copco proporciona ar de qualidade para equipamentos sensíveis

2013-10-17

Wilrijk, Bélgica, outubro de 2013. O compressor GA 18 VSD FF da Atlas Copco atende às rigorosas exigências de ar comprimido limpo e seco feitas pela MoldTech Modell- & Formenbau GmbH (MoldTech) em Salzburgo, Áustria, para o trabalho sensível realizado pela empresa.

A MoldTech é uma fornecedora de sistemas e operadora de fabricação por contrato, principalmente para o setor automotivo, com foco na produção de plástico com fibra de vidro reforçada e fibra de carbono reforçada. Com tecnologia de desenho assistido por computador e fabricação assistida por computador, a MoldTech é especializada na fabricação de protótipos de ferramentas, cubagem e modelos de projeto, incluindo modelos e moldes, com base nos requisitos do cliente. Para isso, a MoldTech utiliza um equipamento que vai de pistolas de ar a ferramentas de esmerilhamento para um torno CNC e uma nova máquina de fresagem de cinco eixos - e nada trabalha sem ar comprimido.

A tecnologia VSD economiza em média 35% de energia

Günter Mühlbacher, da MoldTech (à esquerda), e Günther Kastler, da Atlas Copco (à direita)


Mas nem todo ar é igual, e um ar de qualidade é essencial quando se trata do equipamento sensível usado para projetar e fabricar componentes fundamentais para o setor automotivo. Os requisitos de ar comprimido da MoldTech são variados, mas como o Diretor de Gestão Gunter Muhlbacher explica, “A limpeza e a secura são os componentes que definem nosso suprimento de ar. Devido às necessidades variáveis de nossa produção, escolhemos naturalmente um compressor de velocidade controlada variável por ser eficaz e econômico.”

O GA 18 VSD FF da Atlas Copco é um compressor de parafuso giratório com injeção de óleo que é compacto, mas atende facilmente aos requisitos da MoldTech. É a solução ideal para as necessidades de produção com oscilações na demanda por ar. A tecnologia de acionamento de velocidade variável (VSD) ajusta continuamente o fluxo de ar à demanda, resultando em economia de energia média de 35%.

Uma aplicação muito especial para os produtos da MoldTech

O ar comprimido da MoldTech não deve conter sujeira, umidade ou óleo, o que pode causar danos caros aos sistemas de medição altamente sensíveis utilizados na produção. O secador refrigerante integrado no GA18 imediatamente reduz o teor de água no ar comprimido, e os filtros de tubo de downstream da Atlas Copco removem qualquer sujeira restante. Isso aumenta a vida útil dos equipamentos sensíveis da empresa e ajuda a garantir a qualidade dos produtos que eles fabricam, como as peças de acessórios de precisão que eles produzem para o piloto de ice speedway Franky Zorn. A corrida de ice speedway é o motocross no gelo. Motocicletas especiais são pilotadas em pistas de gelo natural ou artificial.

As condições extremas em termos de temperatura e pista exigem materiais especiais, nos quais muitas vezes é necessário trabalhar em condições especiais. Os pilotos, como Franky Zorn, são responsáveis pelas motocicletas especialmente equipadas utilizadas no esporte. É aí que a MoldTech pode oferecer sua experiência. Com sua especialidade em esmerilhamento e a usinagem de precisão, eles desenvolvem peças especiais a partir de materiais de alta qualidade para produzir pontas para as rodas da motocicleta, que oferecem uma boa aderência para melhor aceleração e inclinações extremas nas curvas.

Atualmente, a exigência de ar comprimido em pleno funcionamento de todas as máquinas de produção é de aproximadamente 2,4 m³/min. Com uma capacidade de projeto para atender a demandas de 0,95 a 3,6 m³/min, o GA 18 VSD FF trabalhará para a MoldTech por muitos anos, para fornecer ar comprimido de qualidade conforme a empresa cresce e a produção aumenta. 

Para obter mais informações, entre em contato com:  A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).

Industrial Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco que desenvolve, fabrica e comercializa compressores de ar e gás com ou sem injeção de óleo, bombas de vácuo, geradores a gás, soluções de tratamento de ar e monitoramento e controles para compressores sob diversas marcas. Além de atender a uma grande variedade de setores, também trabalha com soluções dedicadas para clientes dos setores da marinha, ferrovias e gás e petróleo, concentrada em aumentar ainda mais a produtividade dos clientes. A sede e o principal centro de produção estão localizados na Antuérpia, na Bélgica.