Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Atlas Copco ajuda a ZF Wind Power a otimizar o uso do ar e minimizar o consumo de energia

Atlas Copco ajuda a ZF Wind Power a otimizar o uso do ar e minimizar o consumo de energia

2013-09-20

Wilrijk, Setembro de 2013. Hoje em dia, a energia eólica é a fonte de energia que mais cresce no mundo. Quando a ZF Wind Power na Bélgica precisou expandir a capacidade de ar comprimido em seu local em Lommel, a Atlas Copco recomendou compressores GA 160 VSD FF e um sistema de controle central ESpara otimizar sua utilização do ar comprimido. “Trabalhar com empresas que entendem do nosso negócio e podem nos dar suporte é de fundamental importância, e a Atlas Copco foi claramente a melhor opção” declarou o Técnico Sênior em Lommel, Rob Loos.

O Grupo ZF é um dos principais fornecedores automotivos globais de tecnologia de sistema de transmissão e chassi. Com sua divisão ZF Wind Power, que se concentra no projeto, fabricação e fornecimento de caixas de engrenagens feitas sob medida para turbinas eólicas, o Grupo se tornou uma das principais empresas no mercado de energia eólica. 

Identificando o potencial de economia de energia

Calender 2008
Durante a expansão da fábrica da ZF Wind Power em Lommel, a empresa entrou em contato com a Atlas Copco sobre um aumento na produção de ar comprimido. A Atlas Copco começou a executar uma auditoria de energia e uma análise do consumo de ar no local para identificar e calcular o potencial de economia de energia.

O ar comprimido tem um papel importante em Lommel. Um exemplo disso é o transporte com amortecimento a ar para caixas de engrenagens pensando até 400 toneladas, que as movimentam do departamento de montagem para o departamento de testes. O transporte exige aproximadamente 800 litros de ar por segundo e era importante para a empresa que a instalação de ar comprimido pudesse fornecer fluxo de ar suficiente com um alto nível de confiabilidade. 

Monitoramento e controle automático

Compressores de parafuso rotativo lubrificado GA 160 VSD FF da Atlas Copco foram selecionados, pois podiam ajudar a ZF Wind Power a economizar custos com instalação, eletricidade e manutenção. Com seu acionamento de velocidade variável integrado, o GA 160 VSD FF mantém o consumo de energia em um nível mínimo através do monitoramento e ajuste automático do fornecimento de ar para a demanda de ar. O secador de velocidade variável integrado na versão completa (FF) do GA 160 VSD fornece um ponto de orvalho superior para ar comprimido seco, enquanto gera economia de energia. O conceito totalmente integrado e compacto do compressor também reduz os requisitos de espaço e custos com instalação.

Um sistema de controle central ES da Atlas Copco fornece monitoramento e controle simultâneo de todos os compressores. O sistema ES define a sequência ideal dos compressores na sala e ajuda a reduzir ainda mais o consumo de energia.

Suporte eficaz

Com um alto nível de experiência e tempos rápidos de resposta, o suporte fornecido pela equipe de serviço da Atlas Copco atende às expectativas da fábrica em Lommel.

Rob Loos: “Eu preciso ter certeza de que a produção opere sem problemas. A Atlas Copco forneceu manutenção adequada e intervenção rápida se necessário. Eu sei que todas as manhãs quando iniciamos as linhas de montagem, o GA fará seu trabalho. Agora, não precisamos nos preocupar com o ar comprimido e podemos nos concentrar em outras atividades. Em resumo, estamos felizes por ter a Atlas Copco como parceira.”

Para obter mais informações, entre em contato com:

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. Fundada em 1873 e sediada em Estocolmo, na Suécia, a empresa está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).