Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / A tecnologia de compressores da Atlas Copco economiza 70.000 kWh de fornecedor automotivo por ano

A tecnologia de compressores da Atlas Copco economiza 70.000 kWh de fornecedor automotivo por ano

2013-06-27

Wilrijk, Bélgica, Junho de 2013: Na Alutec, na Alemanha, sustentabilidade, meio ambiente e economia de energia são usados ​​como pontos de referência para (quase) tudo. O mesmo se aplica ao seu suprimento de ar comprimido, que a empresa obtém por meio de um acordo de contratação com a Atlas Copco.

Atlas Copco - Alutec Willy Kretz
Em 2012, toda a estação de compressores foi substituída por um maquinário de última geração, fazendo com que a empresa economize, pelo menos, 70 000 kWh de eletricidade por ano. A Alutec usa o calor do compressor, que tem baixo consumo de energia, para a limpeza das peças e para o aquecimento.

Com sede em Sternenfels, no distrito de Enz de Baden-Württemberg, a empresa fabrica molduras de alumínio, principalmente para a indústria automotiva e seus fornecedores. “A maior parte do ar comprimido é usada para soprar as peças depois de pressionar para retirar as aparas e os lubrificantes,” explica o Gerente geral Willy Kretz. “Os pontos de contatos e os dispositivos de fixação, as torres de ferramentas, as alças do braço robótico e a estação de medição também precisam de ar comprimido.”

Aumentando a economia de energia – etapa um: os compressores 
“Usamos os compressores GA+ de última geração da Atlas Copco”, diz Siegfried Kälber, responsável pela tecnologia de operação. Na sala de máquinas, há um GA 55+ FF e um GA 75+ FF, os dois com velocidade fixa, mais uma unidade de velocidade variável GA 90 VSD FF. “A carga de base é primeiramente tratada pelo 90,” explica Kälber, “os compressores de velocidade fixa são usados apenas nos períodos de pico.”

Todos os três compressores GA têm um secador refrigerante integrado e usam o refrigerante R410A que não agride o meio ambiente. Isso não prejudica a camada de ozônio e reduz o consumo de energia do secador em 50%.

A Alutech usa um sistema de controle master ES 130 V. Ele utiliza os compressores na capacidade total, de modo que a combinação de máquinas com a menor necessidade de energia específica possível seja sempre utilizada.

Atlas Copco - Elementos resfriadores da Alutec
A contratação elimina riscos 
Como a Alutec concluiu um acordo de contratação, todo o sistema pertence à Atlas Copco. Isso significa que a Alutec apenas compra ar comprimido e não está envolvida na manutenção ou reparo dos compressores. O serviço é extremamente satisfatório: “Mesmo que um compressor quebre, a Atlas Copco fornecerá a substituição em 24 horas”, diz Willy Kretz, Gerente geral da Alutec, “e sempre tivemos um bom suporte com os problemas técnicos.”

Como parte da renegociação do acordo de contratação, a estação inteira foi substituída pelas novas máquinas GA em 2012. “Como resultado, nós agora estamos economizando no mínimo 70.000 quilowatts-hora de energia ao longo do ano para a geração de ar comprimido,” calcula Kretz.

Aumentando a economia de energia – etapa dois: recuperação de calor
Os compressores são equipados com um sistema de recuperação de calor e estão conectados para recuperar calor internamente. “Isso nos permite fazer um bom uso de mais de 90% do calor produzido pela geração de ar comprimido”, relata Kretz. A água quente do resfriador é usada para aquecer os tanques de processamento e lavagem do sistema de limpeza. No inverno, o excesso de calor ajuda a aquecer a oficina.

Atlas Copco - Alutec GA75 GA90VSD
Aumentando a economia de energia – etapa três: conservação de energia 
Dispositivos de ultrassom foram utilizados por dois anos para evitar vazamentos na rede de abastecimento de ar comprimido, e válvulas pneumáticas que fecham automaticamente foram instaladas nas máquinas de processamento; essas válvulas cortam o fluxo de ar quando a máquina não está em uso. “Estas medidas sozinhas nos permitiram reduzir as exigências de energia para a nossa geração de ar comprimido nos fins de semana de 250 para 50 quilowatts-hora,” sublinha Kretz.

Para obter mais informações, entre em contato com:

Sobre a Alutec metal innovations GmbH & Co. KG: A empresa processa mais de 1.600 toneladas de alumínio por ano, tem aproximadamente 180 funcionários e gerou 21 milhões de euros em 2012. A maioria dos clientes pertence à indústria automotiva e a setores relacionados. A Alutec desenvolve mais de metade dos seus produtos em conjunto com seus clientes. O fabricante está no topo do ranking mundial em termos de moldes e formas para peças forjadas frias.

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global presente em mais de 170 países. Em 2011, a Atlas Copco tinha 37.500 funcionários e receita de 81 bilhões de coroas suecas (9 bilhões de euros).

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.