Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / As perfuratrizes silenciosas eliminam os problemas de ruído

As perfuratrizes silenciosas eliminam os problemas de ruído

2013-06-25

Dividido por antigos muros de pedra com montes irregulares calcários e terras agrícolas íngremes, o Parque Nacional Natural das Serras de Aire e Candeeiros em Portugal é a principal atração turística. Ele também é o centro de operações de grandes pedreiras de calcário. Antes, muitos usavam as perfuratrizes pneumáticas Atlas Copco BBD 94 DSI. Agora, para atender às exigências locais quanto aos níveis de ruído, a Atlas Copco fornece os modelos BBC 34 DSI para as pedreiras. Eles oferecem os mesmos recursos em termos de alto desempenho, mas com um nível de ruído reduzido de 5 dB (A).

Antigamente, as pedreiras de calcário da região trabalhavam com perfuratrizes manuais. Com o tempo e o aumento das demandas e da necessidade de mecanização, a introdução da coluna de perfuração promoveu o uso predominante da perfuratriz pneumática Atlas Copco BBD 94 DSI. 
 
Forte pressão ambiental
Algumas pedreiras do parque nacional ficam localizadas próximas a áreas urbanas, e seus proprietários estavam preocupados que as queixas dos moradores sobre os níveis de ruído da perfuração pudessem revogar suas permissões para exploração. A pressão ambiental da área é forte: de 120 permissões iniciais para exploração, agora há apenas 40 pedreiras em operação.

Sempre encontrando uma solução rápida para os problemas dos clientes, a Atlas Copco iniciou uma parceria com o distribuidor local DRCP-Ferramentas e Equipamentos Lda., que realizou testes de campo usando a BBC 34 DSI como alternativa para as máquinas BBD 94 DSI.

Nível de ruído 50% menor
“Os testes de campo mostraram que a BBC 34 DSI oferece a mesma alta taxa de penetração que a BBD 94 DSI, mas com uma redução de ruído de 5 dB (A), equivalente a 50% menos ruído com base na percepção do ouvido humano”, explica Torres Marques, Gerente de linha corporativa, Atlas Copco Portugal.

A perfuratriz pneumática BBC 34 DSI possui um pistão com 80 mm de diâmetro, uma batida longa de 70 mm e um potente mecanismo de rotação com eixo de catraca. Ela oferece energia de alta potência por impacto e é altamente eficiente em rochas intermediárias a rígidas. O diâmetro grande do pistão permite que ele mantenha alta eficiência mesmo em baixa pressão de ar, e os intervalos de manutenção são maiores do que na BBD 94 DSI. 

Solução dos problemas de ruído
“Agora estamos recomendando a BBC 34 DSI para as pedreiras de calcário, e temos cerca de 20 unidades trabalhando nessa área", diz Marques. "Nossos clientes não se preocupam mais com os níveis de barulho que incomodavam os moradores da região". 

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global que está presente em mais de 170 países. Em 2012, a Atlas Copco tinha 39.800 funcionários e receita de 90,5 bilhões de coroas suecas (10,5 bilhões de euros).

A Atlas Copco Construction Tools é uma divisão da área de negócios Construction Technique da Atlas Copco. Ela desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos de perfuração de petróleo, pneumáticos e hidráulicos para demolição, reciclagem, compactação, perfuração de rochas e aplicação de concreto. Os produtos são comercializados e vendidos sob diversas marcas por meio de uma organização mundial de serviços e vendas. A divisão tem sede em Essen, na Alemanha, com unidades de produção na Europa, na África e na Ásia.

Em 2013, a Atlas Copco, classificada como uma das empresas mais inovadoras, sustentáveis e éticas do mundo, comemora 140 anos de crescimento lucrativo. A princípio, a empresa fabricava produtos para ferrovias, mas o negócio principal da Atlas Copco remonta ao início do século XX, quando os primeiros compressores, ferramentas e perfuratrizes foram fabricados. Hoje em dia, o Grupo Atlas Copco lidera o mercado mundial nessas áreas e em muitas outras. A Atlas Copco oferece suporte a clientes em 180 países, possuindo operação própria em 90 deles. Leia o relato sobre a empresa que acredita que "sempre existe um jeito melhor" em www.atlascopco.com/history