Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / O booster de CO2 da Atlas Copco garante a segurança alimentar e desempenho seguro, confiável e de baixo custo

O booster de CO2 da Atlas Copco garante a segurança alimentar e desempenho seguro, confiável e de baixo custo

2014-03-24

Wilrijk, Bélgica, março de 2014. A fim de garantir a qualidade e segurança de seus produtos cuja matéria prima é o arroz, a SP SpA Italy utiliza um booster HX isento de óleo Atlas Copco para comprimir e reciclar CO2 durante a fase de recuperação do seu processo de desinfestação.

A empresa italiana SP SpA é uma importante produtora e vendedora de arroz convencional e orgânico, solto e pré-embalado, bem como massas artesanais, no mercado global. A empresa está comprometida com os mais altos padrões de qualidade e processamento em suas instalações, que estão em conformidade com HACCP, ISO9001, IFS, BRC, e outras certificações importantes. A segurança alimentar sempre foi considerada como uma prioridade para a empresa.

A SP SpA é uma das primeiras empresas italianas a tratar seu arroz usando um inovador tratamento de desinfestação de CO2, que garante a segurança ideal. Além disso, a empresa é a primeira na Itália a recuperar e reciclar o CO2 utilizado durante o processamento, para uso adicional.

Solução isenta de óleo protege a qualidade do produto

CO2 tratamento de desinfestação do arroz
O tratamento com dióxido de carbono consiste em manter o arroz pré-embalado dentro de receptores, a uma pressão de 20 bar(e), mantendo essa pressão durante um período de tempo específico. Uma vez concluído esse processo no primeiro receptor pressurizado, o CO2 é movido para um segundo receptor vazio, até atingir o equilíbrio de pressão.

Em vez de ser liberado na atmosfera, o CO2 restante no primeiro receptor pode ser recuperado e impulsionado para o valor de pressão de tratamento necessário para o segundo receptor. Esta sequência pode ser repetida para uma economia significativa de CO2.

Para recuperar o CO2, o SP SpA utiliza um booster HX isento de óleo da Atlas Copco. O compressor alternativo isento de óleo HX da Atlas Copco oferece operações de baixo custo e custos mínimos de manutenção. Por causa dos anéis de pistão PTFE e peças de longa distância, um compressor HX é a solução ideal quando o gás comprimido entra em contato com um produto final, como o arroz.

Giovanni Ingino, Gerente de Projetos na S.P. SpA, explica, "Nós precisávamos de uma solução isenta de óleo, a fim de proteger a qualidade de nossos produtos e proporcionar uma grande flexibilidade de uso no processo de compressão. O HX booster isento de óleo da Atlas Copco pôde garantir a integridade do gás comprimido durante a fase de recuperação e foi perfeitamente adaptado ao trabalho com uma pressão de entrada variável entre 2 e 7 bar(e) e a pressão de 20 bar(e) na descarga. Foi, definitivamente, a escolha certa para nós."

A compressão de CO2 requer o conhecimento de especialistas

compressor de movimento alternativo isento de óleo HX
Uma grande variedade de sistemas reguladores ajusta a taxa de fluxo de acordo com o uso real da máquina. A baixa velocidade do pistão e as baixas temperaturas entre estágios do compressor HX preservam as peças internas da máquina para uma confiabilidade alta e a tecnologia de movimento alternativo garante uma eficiência volumétrica excelente e economia na operação em termos de uso de energia. Além disso, o design horizontal com a disposição oposta balanceada mantém as vibrações em um nível extremamente baixo.

A compressão de CO2 requer o conhecimento de especialistas. Os componentes internos precisam ser adaptados à composição de gás e, principalmente, ao teor de umidade.

“A Atlas Copco tem experiência no manuseio de CO2 úmido ou seco, o que é uma boa base para uma operação segura e de qualidade,” diz Antonio Stefanile, Gerente de Marketing de Produto da Atlas Copco Italy. “A boa interação com o cliente e a capacidade de poder fornecer a solução correta para a satisfação dele é muito recompensadora, e graças à proximidade com as nossas equipes de vendas e serviço, estamos sempre empenhados em sempre oferecer um serviço de alta qualidade por um longo período.”

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é líder mundial no fornecimento de soluções de produção sustentável. O Grupo atende clientes com inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços voltados para produtividade, eficiência de energia, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, está localizada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países. Em 2013, a Atlas Copco teve receita de 84 bilhões de coroas suecas (9,7 bilhões de euros) e mais de 40.000 funcionários.

A área de negócios da Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, soluções de vácuo, compressores e expansores para gás e processos, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar. Com uma rede de atendimento global, a Compressor Technique inova em produtividade sustentável nos setores de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, China, Índia e Coreia.