Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Estação de Tratamento de Águas economiza 31 % em energia com soprador de 55 kW da Atlas Copco

Estação de Tratamento de Águas economiza 31 % em energia com soprador de 55 kW da Atlas Copco

2012-10-30

Com uma meta de economia estabelecida em 25 % para a indústria de tratamento de água dinamarquesa, otimizar todas as etapas da operação, até mesmo a aeração, é algo da mais alta importância. A Estação de Tratamento de Água em Skanderborg, Dinamarca, substituiu recentemente um de seus sopradores de lóbulo de 75 kW por um novo soprador de parafuso de 55 kW ZS da Atlas Copco e conseguiu reduzir o consumo de energia em 31%.

ZS 55 Standard
Até 70 % da energia consumida por uma Estação de Tratamento de Água (ETA) consiste na aeração em baixa pressão da água residual e, por isso, a economia nesta parte do processo é de importância crucial. Os sopradores de parafuso ZS da Atlas Copco são em média 30 % mais eficientes em termos de energia do que os sopradores de lóbulo. Isto foi comprovado por testes independentes por TÜV e ETA na Escandinávia.

“A ETA de Skanderborg tinha problemas com a aeração usando sopradores de lóbulo, de modo que sugerimos que eles experimentassem os sopradores ZS da Atlas Copco”, disse Flemming Broksø, Engenheiro de Vendas da Atlas Copco Compressor Technique na Escandinávia.

A Atlas Copco entregou um novo soprador com acionamento com variador de velocidade de 55 kW, que opera a 0,7 bar(e), para a ETA de Skanderborg, substituindo um soprador de lóbulo de 75 kW em uma das linhas de processo de aeração.

“Escolhemos a Atlas Copco como fornecedora de nossos novos sopradores, porque eles nos mostraram a possibilidade de uma economia de energia de 30 % em comparação ao nosso soprador antigo de lóbulo”, disse Ivan Andersen da ETA de Skanderborg.

Todos os anos, em agosto, ocorre o tradicional festival de verão em Skanderborg. Esta é a época do ano em que a carga de trabalho atinge seu pico para a ETA de Skanderborg e é quando os sopradores operam com capacidade máxima. Durante o festival, foi realizado um teste pela ETA de Skander¬borg que comparou o consumo de energia de duas linhas idênticas de processo de aeração.

As duas linhas são equipadas com dois sopradores cada – um com acionamento com variador de velocidade e outro com velocidade fixa. As operações foram configuradas de modo que os sopradores com variador de velocidade funcionam como sopradores primários e os sopradores com velocidade fixa entram em funcionamento quando a demanda por ar de baixa pressão aumenta. 
Abrir mesa
Linha 1Linha 2
1 soprador de lóbulo de 75 kW, acionamento com variador de velocidade1 soprador de parafuso Atlas Copco ZS55VSD-700, acionamento com variador de velocidade
1 soprador de lóbulo 75/62 kW (velocidade dupla), velocidade fixa1 soprador de lóbulo 75/62 kW (velocidade dupla), velocidade fixa
O resultadoO resultado
Consumo total de energia: 19 989 kWhConsumo total de energia: 14 492 kWh
Os números mostram uma economia total de energia na Linha 2 – com o soprador de parafuso Atlas Copco ZS – de 31 %.

“O soprador de parafuso ZS da Atlas Copco está funcionando muito bem, melhor do que o esperado. Ele opera com uniformidade e, além de substituir um soprador de lóbulo maior, reduziu a quantidade de tempo que o soprador de lóbulo com velocidade fixa tem para dar apoio ao soprador VSD em sua linha de processo de aeração”, disse Ivan Andersen.

“Isto gerou uma economia maior de energia e estamos calculando o retorno do investimento no soprador ZS em somente 16 meses. Também passamos pelo Festival de Verão de Skanderborg sem nenhum tempo ocioso, e ele opera muito mais silenciosamente do que o soprador de lóbulo antigo”, ele conclui.

Saiba mais sobre a mais nova tecnologia de sopradores ZS.

Faça o download da foto do ZS 55 aqui. 

Para obter mais informações, entre em contato com:

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com base em Estocolmo, na Suécia, e é uma empresa global presente em mais de 170 países. Em 2011, a Atlas Copco tinha 37.500 funcionários e receita de 81 bilhões de coroas suecas (9 bilhões de euros).

A área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco fornece compressores industriais, compressores para gás e processos e expansores, equipamentos para tratamento de ar e gás e sistemas de gerenciamento de ar comprimido, através de uma rede mundial de atendimento, oferecendo também serviços de locação especializada. A Compressor Technique inova em produtividade sustentável nas indústrias de fabricação, petróleo e gás e processos. As principais unidades de desenvolvimento e fabricação de produtos estão localizadas na Bélgica, na Alemanha, nos Estados Unidos, na China e na Índia.