Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

Imprensa / Histórias de aplicações de produtos / Absorvedor de CO2 de baixa pressão, a solução da Atlas Copco para transformação de biogás

Absorvedor de CO2 de baixa pressão, a solução da Atlas Copco para transformação de biogás

2012-06-15

Antuérpia, 15 de junho de 2012. A Cirmac International bv, parte do Grupo Atlas Copco, foi recentemente premiada pelo projeto "High efficiency Low Pressure CO2 Absorber LP Cooab®" (Absorvedor de CO2 de baixa pressão e alta eficiência — LP Cooab®). As soluções são ecologicamente corretas e apresentam ótimo custo-benefício para a transformação de biogás para se obter maior qualidade.

High efficiency Low Pressure CO2 Absorber - LP Cooab® - 24th May 2012

Absorvedor de CO2 de baixa pressão e alta eficiência — LP Cooab® — 24 de maio de 2012


Uma das ambições do governo holandês é que, em 2020, 20% da energia seja gerada a partir de fontes sustentáveis. Neste cenário, o Departamento de Energia e Clima da Agentschap.nl* convidou várias empresas a apresentarem projetos que tornem a cadeia de fermentação mais efetiva e eficiente.

Embora a transformação de biogás em gás verde já seja bastante eficiente em comparação à produção de eletricidade a partir do biogás, a Atlas Copco acredita que é possível torná-la ainda mais eficiente.

Os objetivos do projeto piloto foram definidos: Redução do preço de custo do gás verde, diminuição do impacto ambiental com a redução da emissão de CO2, redução do consumo de energia do sistema e transformação eficiente do biogás com maior qualidade para obter biogás liquefeito (LBG).

A tecnologia LP Cooab® baseia-se na absorção química reversível de baixa pressão, especificamente designada para a remoção de CO2 do biogás. Um elemento essencial neste processo é a absorção líquida, neste caso, um composto de amina especial com nome comercial da Cirmac "Absorvedor de CO2 LP Cooab®".

"O feedback positivo é algo muito motivador", conta Horst Wasel, Presidente da Divisão de Qualidade do Ar da Atlas Copco, "Estou convencido de que os resultados e as descobertas finais do projeto estarão de acordo com as nossas expectativas. Essas tecnologias não apenas fortalecerão nossa posição de liderança, como também possibilitarão nosso crescimento, juntamente com segmento do mercado focado no futuro".

High efficiency Low Pressure CO2 Absorber - LP Cooab® - 24th May 2012

Absorvedor de CO2 de baixa pressão e alta eficiência — LP Cooab® — 24 de maio de 2012


 
A Cirmac está desenvolvendo este projeto em parceria com a Royal Haskoning Consulting, responsável pelo gerenciamento do projeto, plano de monitoramento e investigação de mercado. A Cirmac também firmou parceria com a Waterschap Veluwe, empresa que atua no tratamento de águas residuais, que fornece a localização e o biogás para o desenvolvimento do projeto piloto.
 
Como pioneira no setor de biogás em meados dos anos 80, a Atlas Copco acumulou um vasto conhecimento e experiência no ramo da transformação de biogás e de injeção na rede, de booster de gás natural e abastecimento de veículos, graças à aquisição de empresas altamente especializadas com reputação mundial, como a Cirmac, a Greenfield e a Intermech. Como resultado, a Atlas Copco evoluiu e se tornou um dos grandes atores na indústria de biogás.
 
*A Agentschap.nl é subordinada ao Ministério de Assuntos Econômicos, de Agricultura e Inovação do Governo Holandês e auxilia na inovação das empresas do país, fornecendo financiamentos, consultorias e contatos.

Informações de apoio adicionais:

Quem se beneficiará do biogás e do gás verde?
Fazendeiros, proprietários de aterros, manipuladores de resíduos, municípios, empresas industriais (como as produtoras de bebidas e gêneros alimentícios), empresas de água. O processamento de biomassa e resíduos orgânicos disponíveis em biometano proporciona novas e interessantes oportunidades comerciais.
Fabricantes de digestores anaeróbicos, desenvolvedores de projetos e contratantes em geral presenciam um aumento na velocidade de entrega de seus projetos.
Dentre as maiores oportunidades oferecidas pela transformação do biogás, a imagem da responsabilidade ecológica é um atrativo para os operadores da rede de gás, fornecedores de gás, proprietários de frotas de veículos, empresas de investimentos.

Biogás e biometano (gás verde)
A quebra biológica de matéria orgânica na ausência de oxigênio gera biogás bruto. É produzido pela digestão anaeróbica ou pela fermentação de materiais biodegradáveis, como biomassa, estrume, esgoto, resíduos municipais, resíduos verdes, material vegetal e colheitas. O biogás é composto primariamente por metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), podendo conter pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (H2S), água e siloxanos. Após a limpeza (remoção de substâncias corrosivas), o gás pode ser usado para aquecimento ou convertido em eletricidade e aquecimento em um motor a gás.
O biogás é convertido em biometano (gás verde) pela transformação aos padrões do gás natural. A transformação implica na remoção da maior parte do dióxido de carbono (CO2), do sulfeto de hidrogênio (H2S), da água e dos siloxanos.
 
Transformação de biogás
Este é o ponto inicial para levar o biometano aos usuários finais. Os digestores anaeróbicos produzem, em geral, a matéria-prima do gás a partir de materiais orgânicos e resíduos. O CO2 é extraído da matéria-prima do gás para se obter metano. Durante esse processo, as substâncias inertes e corrosivas indesejadas são removidas. O equipamento de transformação de biogás foi projetado especificamente para suportar a composição da matéria-prima do gás em seu local.

Para obter mais informações, entre em contato com

A Atlas Copco é um grupo industrial que lidera o mercado mundial de compressores, expansores, sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Com produtos e serviços inovadores, a Atlas Copco oferece soluções para uma produtividade sustentável. A empresa foi fundada em 1873, com sede em Estocolmo, na Suécia, e é uma companhia global que está presente em mais de 170 países. Em 2011, a Atlas Copco tinha 37.500 funcionários e receita de 81 bilhões de coroas suecas (9 bilhões de euros). Saiba mais no site www.atlascopco.com.

Quality Air é uma divisão da área de negócios Compressor Technique da Atlas Copco. Ela desenvolve, projeta, produz e comercializa secadores, equipamentos de desidratação/geração de gás, soluções de ar medicinal e transformação de biogás em todo o mundo. Os produtos são oferecidos por diversas marcas a uma grande quantidade de indústrias, incluindo indústrias de petróleo e gás, química, de produção industrial, medicinal e de locação. As principais instalações de produção localizam-se na China, na Bélgica, na Itália e nos Estados Unidos. Sua sede localiza-se em Antuérpia, na Bélgica.

A Cirmac International bv, localiza-se em Apeldoorn, na Holanda, e faz parte do grupo Atlas Copco desde 2010. A empresa projeta, comercializa, fornece manutenção, opera e financia sistemas de tratamento de gás completos desde sua fundação, em 1979 e se desenvolveu rapidamente até se tornar um ator mundial na geração de nitrogênio, no tratamento de gás e na transformação de biogás em gás verde. A Cirmac usa várias tecnologias avançadas para separação de gás para promover segurança e sustentabilidade. Mais informações em: http://www.cirmac.nl/