Cookies nos ajudam a fornecer o nosso serviço. Ao usar esse site, você concorda com o uso de cookies. Nós não armazenamos nenhuma informação pessoal. Saiba mais.

O Grupo / Sustentabilidade / Meio ambiente / Uso de recursos

Uso de recursos

A Atlas Copco trabalha continuamente para melhorar a eficiência de recursos nos processos de fabricação e na cadeia de valores.

Os preços da energia vêm subindo continuamente e isso, em última instância, leva a custos mais elevados, tanto financeira quanto ambientalmente. O relatório inclui consumo de energia em termos de energia direta e indireta, bom como de energia renovável e não renovável. O Grupo se comprometeu a construir prédios eficientes quanto ao consumo de energia e recursos, e algumas operações instalaram painéis solares. Leia mais sobre os prédios ecológicos da Atlas Copco*.

O Grupo reconhece que existem não apenas riscos, mas também oportunidades relacionadas ao consumo de energia e, por isso, tem uma meta de aumentar a eficiência do consumo de energia pelo cliente em 20% até 2020, aumentando a eficiência de energia das principais categorias de produtos.

Os materiais usados no processo de produção e na embalagem de peças ou produtos finalizados são rastreados e incluídos em relatórios. Em termos de peso, o aço representa mais de 90% da matéria prima utilizada na produção, que é em grande parte reciclada. O uso de aço reciclado para essas matérias primas oferece uma oportunidade de reduzir tanto os custos operacionais quanto os impactos ambientais. Em relação a outros materiais, a Atlas Copco possui listas de substâncias de interesse para garantir que somente substâncias aprovadas sejam usadas em sua cadeia de produção e fornecimento.

O consumo de água é consideravelmente mais baixo do que o de algumas outras empresas setor. Isso se deve ao modelo de negócios da Atlas Copco que, por exemplo, não inclui a produção de aço. Por essa razão, a meta é manter o consumo de água no nível atual. A Atlas Copco mapeou e investigou onde as operações se sobrepõem com áreas com águas escassas usando a ferramenta Risco de Água do Conselho Comercial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. Embora o Grupo reconheça os riscos das águas, e trabalhe com questões relacionadas às águas, isso também apresenta oportunidades significativas. Muitos dos clientes trabalham em setores de consumo intenso de águas, como o têxtil e de mineração, e eles podem se beneficiar com produtos inovadores que consomem menos água.